Causas:
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas a fim de deter o avanço socialista e comunista. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Além disso, o desejo de vingança dos alemães deveu-se em grande parte às humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes ao determinar as conseqüências da Primeira Guerra para a Alemanha.
O marco inicial da guerra ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).
Fases:
Pode-se dividir a Segunda Guerra Mundial em basicamente duas fases: a primeira ocorreu até 1942, quando as forças do Eixo obtinham significativas vitórias. A segunda fase é a partir de 1942, caracterizada pela contenção das forças do Eixo e avanço dos Aliados.
O fim:
Fases:
Pode-se dividir a Segunda Guerra Mundial em basicamente duas fases: a primeira ocorreu até 1942, quando as forças do Eixo obtinham significativas vitórias. A segunda fase é a partir de 1942, caracterizada pela contenção das forças do Eixo e avanço dos Aliados.
O fim:
Em fevereiro de 1945, Roosevelt (presidente dos Estados Unidos), Churchill (presidente da Inglaterra) e Stálin (União Soviética) reuniram-se na Conferência de Yalta, na Criméia, para acertar os detalhes finais da grande ofensiva contra a Alemanha, fixar as zonas de ocupação sobre o território germânico a serem controladas por um conselho aliado e reformular o mapa europeu.
No dia 24 de abril de 1945, os soviéticos cercaram Berlim, obrigando Hitler a se refugiar numa fortaleza militar, aonde veio a se suicidar no dia 30. No dia 2 de maio as tropas espalhadas nas diversas frentes de batalha renderam-se aos aliados.
Dentre os dias 17 de julho e 2 de agosto, foi realizada a Conferência de Potsdam. Nela reuniram-se Churchill e Stálin juntamente com o novo representante dos Estados Unidos, Harry truman. Das decisões tomadas nesta conferência as mais importantes foram:
> A Alemanha perderia extensas porções de seu território, suas Forças Armadas seriam completamente desmobilizadas e seu parque industrial reduzido.
>Esse país pagaria as reparações de guerra na forma de máquinas, equipamentos e navios mercantes.
>O território alemão seria dividido em quatro zonas de ocupação a serem administradas pela União Soviética, Inglaterra,Estados Unidos e pela França.
>Esse país pagaria as reparações de guerra na forma de máquinas, equipamentos e navios mercantes.
>O território alemão seria dividido em quatro zonas de ocupação a serem administradas pela União Soviética, Inglaterra,Estados Unidos e pela França.
Apesar da guerra ter chegado nas frentes européias, do Oceano Atlântico e no norte da África, os japoneses insistiam em prosseguir a luta, utilizando o ataque suicida dos kamikazes.Os Estados Unidos estavam com a guerra praticamente ganha, porém fizeram o uso de um recurso extremo e até então nunca usado no mundo: a bomba atômica.
Os bombardeamentos ocorreram no dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima, e em 9 de agosto em Nagasáki. A explosão provocada por essas bombas causou uma destruição até então sem precedentes. Milhares de pessoas morreram instantaneamente, e um número indeterminado de pessoas devido à contaminação com a radiação. Os Estados Unidos mostraram todo seu poder com essas bombas.
Conseqüências:
Conseqüências:

Os Aliados determinaram pagamentos de guerra às nações vencidas para a reconstrução e indenização dos países vencedores, assinado no Tratado de Paz de Paris. Os países membros do Eixo tiveram que indenizar os países Aliados em mais de 2 bilhões de dólares.
Com a derrota do Eixo, a Alemanha teve todos os recursos financeiros e materiais transferidos para os Estados Unidos e a União Soviética, além de ter todas as indústrias desmanteladas para evitar um novo rearmamento como forma de vingança.
· Prisioneiros de guerra
Com a derrota e posterior divisão da Alemanha, cerca de 3 mil civis alemães viraram prisioneiros de guerra tendo que trabalhar em campos de trabalhos forçados no Gulag, na Rússia. Apenas em 1950, os civis tiveram a sua liberdade de volta e puderam retornar para a Alemanha.

No início dos anos 50, alguns prisioneiros alemães foram libertados pelos russos, mas somente em 1955, após a visita de Konrad Adenauer à URSS é que os prisioneiros restantes foram libertados e retornaram a sua terra natal após até 14 anos de cativeiro.
· Perdas humanas: o holocausto
Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em conseqüência da guerra.

· Territoriais

A Itália perderia todas as suas colônias, e a Ístria acabaria por ser integrada na Jugoslávia.
O território da nação polonesa desloca-se para oeste, integrando províncias alemãs (Pomerânia, Brandemburgo, Silésia), colocando a sua fronteira ocidental até aos cursos do Oder e do Neisse. A URSS progrediu igualmente para oeste, graças principalmente à reversão das perdas territoriais sofridas pelo Pacto de Brest-Litovsk: houve a criação da República Socialista Soviética da Bielorússia, e também a ampliação da Ucrânia, que também havia perdido território, para a Polônia.
O Japão teve que ceder a Manchúria e a Coréia, além dos territórios que havia conquistado durante o conflito.
· Políticas

As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram da Guerra completamente arrasadas, tornado insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática.
A Segunda Guerra Mundial provocou igualmente o fim da hegemonia mundial da Europa e a ascensão de duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética, que seriam os protagonistas da cena internacional durante o período conhecido como a Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário