A nossa revista virtual trata de vários assuntos, promovendo uma viagem no tempo para quem a lê. Os temas abordados com a finalidade de entendermos melhor a história da vida moderna foram selecionados a partir do período entre as guerras mundias até a descolonização da África e da Ásia. Podemos, desse modo, saber mais sobre o desenvolvimento da história em vários continentes.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Causas:

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas a fim de deter o avanço socialista e comunista. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Além disso, o desejo de vingança dos alemães deveu-se em grande parte às humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes ao determinar as conseqüências da Primeira Guerra para a Alemanha.
O marco inicial da guerra ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).

Fases:
Pode-se dividir a Segunda Guerra Mundial em basicamente duas fases: a primeira ocorreu até 1942, quando as forças do Eixo obtinham significativas vitórias. A segunda fase é a partir de 1942, caracterizada pela contenção das forças do Eixo e avanço dos Aliados.

O fim:
Em fevereiro de 1945, Roosevelt (presidente dos Estados Unidos), Churchill (presidente da Inglaterra) e Stálin (União Soviética) reuniram-se na Conferência de Yalta, na Criméia, para acertar os detalhes finais da grande ofensiva contra a Alemanha, fixar as zonas de ocupação sobre o território germânico a serem controladas por um conselho aliado e reformular o mapa europeu.
No dia 24 de abril de 1945, os soviéticos cercaram Berlim, obrigando Hitler a se refugiar numa fortaleza militar, aonde veio a se suicidar no dia 30. No dia 2 de maio as tropas espalhadas nas diversas frentes de batalha renderam-se aos aliados.
Dentre os dias 17 de julho e 2 de agosto, foi realizada a Conferência de Potsdam. Nela reuniram-se Churchill e Stálin juntamente com o novo representante dos Estados Unidos, Harry truman. Das decisões tomadas nesta conferência as mais importantes foram:
> A Alemanha perderia extensas porções de seu território, suas Forças Armadas seriam completamente desmobilizadas e seu parque industrial reduzido.
>Esse país pagaria as reparações de guerra na forma de máquinas, equipamentos e navios mercantes.
>O território alemão seria dividido em quatro zonas de ocupação a serem administradas pela União Soviética, Inglaterra,Estados Unidos e pela França.
Apesar da guerra ter chegado nas frentes européias, do Oceano Atlântico e no norte da África, os japoneses insistiam em prosseguir a luta, utilizando o ataque suicida dos kamikazes.Os Estados Unidos estavam com a guerra praticamente ganha, porém fizeram o uso de um recurso extremo e até então nunca usado no mundo: a bomba atômica.
Os bombardeamentos ocorreram no dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima, e em 9 de agosto em Nagasáki. A explosão provocada por essas bombas causou uma destruição até então sem precedentes. Milhares de pessoas morreram instantaneamente, e um número indeterminado de pessoas devido à contaminação com a radiação. Os Estados Unidos mostraram todo seu poder com essas bombas.

Conseqüências:

· Materiais
Os Aliados determinaram pagamentos de guerra às nações vencidas para a reconstrução e indenização dos países vencedores, assinado no Tratado de Paz de Paris. Os países membros do Eixo tiveram que indenizar os países Aliados em mais de 2 bilhões de dólares.
Com a derrota do Eixo, a Alemanha teve todos os recursos financeiros e materiais transferidos para os Estados Unidos e a União Soviética, além de ter todas as indústrias desmanteladas para evitar um novo rearmamento como forma de vingança.

· Prisioneiros de guerra

Com a derrota e posterior divisão da Alemanha, cerca de 3 mil civis alemães viraram prisioneiros de guerra tendo que trabalhar em campos de trabalhos forçados no Gulag, na Rússia. Apenas em 1950, os civis tiveram a sua liberdade de volta e puderam retornar para a Alemanha.
Muitos dos prisioneiros de guerra alemães e italianos foram trabalhar na reconstrução da Grã-Bretanha e da França. Além disso, os milhares de soldados presos pelos soviéticos continuaram em cativeiro, o que não ocorreu com os prisioneiros presos pelos Aliados, os quais foram libertados entre 1945 e 1948.
No início dos anos 50, alguns prisioneiros alemães foram libertados pelos russos, mas somente em 1955, após a visita de Konrad Adenauer à URSS é que os prisioneiros restantes foram libertados e retornaram a sua terra natal após até 14 anos de cativeiro.

· Perdas humanas: o holocausto
Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em conseqüência da guerra.
O Holocausto comandado pelas autoridades nazistas, como parte da "solução final" para o "problema judeu” , levaria ao genocídio de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração, além de outras pessoas consideradas indesejáveis, como membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, portadores de deficiência, Testemunhas de Jeová e dissidentes políticos. Milhares de judeus eram usados como cobaias em diversas experiências, o que causou a propagação de doenças como tifo e tuberculose. Após a guerra aumentaram as pressões sobre a Grã-Bretanha para o estabelecimento de um estado judaico na Palestina. A fundação do estado de Israel em 1948 resolveria a questão dos judeus sobreviventes na Europa, já que parte considerável deles migrou para o novo estado.

· Territoriais
A Conferência de Yalta teria como resultado a partilha entre os Estados Unidos e a União Soviética de zonas de influência na Europa. Alguns meses depois a Conferência de Potsdam, realizada já com a derrota da Alemanha, consagra a divisão deste país em quatro zonas administradas pelas potências vencedoras. No lado Oriental, ficaria a administração sob incumbência da União Soviética e, no lado Ocidental, a administração ficaria sob incumbência dos Estados Unidos, França e Inglaterra, tendo estas duas últimas desistido o encargo.
A Itália perderia todas as suas colônias, e a Ístria acabaria por ser integrada na Jugoslávia.
O território da nação polonesa desloca-se para oeste, integrando províncias alemãs (Pomerânia, Brandemburgo, Silésia), colocando a sua fronteira ocidental até aos cursos do Oder e do Neisse. A URSS progrediu igualmente para oeste, graças principalmente à reversão das perdas territoriais sofridas pelo Pacto de Brest-Litovsk: houve a criação da República Socialista Soviética da Bielorússia, e também a ampliação da Ucrânia, que também havia perdido território, para a Polônia.
O Japão teve que ceder a Manchúria e a Coréia, além dos territórios que havia conquistado durante o conflito.

· Políticas
No plano das relações internacionais, o fracasso da Sociedade das Nações em evitar a guerra levaria à criação de uma nova instituição, a Organização das Nações Unidas. Fundada em Junho de 1945, apresentou como objetivos assegurar a paz e a cooperação internacional.
As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram da Guerra completamente arrasadas, tornado insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática.
A Segunda Guerra Mundial provocou igualmente o fim da hegemonia mundial da Europa e a ascensão de duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética, que seriam os protagonistas da cena internacional durante o período conhecido como a Guerra Fria.

Nenhum comentário: